segunda-feira, 29 de junho de 2009

THE KING OF POP IS DEAD


Imagens do último ensaio de Michael, na terça-feira, dia 22.
Para o estilo Michael de ser, ele parecia bem .

Álvaro Pereira Júnior, especial para a Folha

Não vai haver ninguém como Michael Jackson

Quando Frank Sinatra morreu, em 98, houve quem dissesse que o século 20 acabava ali. Mas talvez não. Talvez tenha acabado só agora, no dia 25 de junho, quando o coração de Michael Jackson parou.Nunca vai haver um astro como ele.

Perto da dimensão de Michael, como artista e como celebridade bizarra, alguém como Justin Timberlake, para citar uma estrela dos tempos atuais, parece um monge budista. Sem graça nem "drive".

Jackson representa uma época que não volta. Foi o cara que vendeu dezenas de milhões de discos, que vivia como marajá pendurado na gravadora, que gastava zilhões para fazer um videoclipe.

Hoje, ninguém mais vende nada, as gravadoras não têm dinheiro para bancar maluco nenhum e qualquer câmera comprada na loja da esquina (mais softwares de pós-produção que podem custar nada) geram um videoclipe de primeira classe.

Os novos tempos foram cruéis para Michael. Ao mesmo tempo em que as vendas de CDs caíam para todo mundo, ele se afundava numa realidade paralela -uma espécie de Elvis negro, isolado, doente e improdutivo.

Como apontou o crítico Jon Pareles, do "New York Times", ele era um paradoxo: como criança, era um prodígio, um pequeno adulto. Como adulto, era infantilizado.

Compara-se muito Jackson a Elvis e a Madonna, mas ele ganha no cotejo. Porque era músico, produtor, artista multimídia e compositor. Não era um simples boneco que cantava o que os outros escreviam para ele.

Mas era também um alucinado de primeira ordem. Alguém com fragilidades físicas e psicológicas que afetaram diretamente a qualidade e a frequência de sua atividade artística.

Aí, a comparação mais apropriada é com Brian Wilson, dos Beach Boys, também filho de pai tirano e músico frustrado. Wilson, 67, está vivo, um zumbi de si mesmo. Jackson morreu antes de chegar a esse ponto.

Nenhum comentário: