quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

As armadilhas dos vietcongues eram cruéis

Vietcongues não eram guris brincando na selva de caçar grilos. Eles eram cruéis, porque o momento exigia que fossem cruéis. Enquanto os americanos, que se meteram a besta e invadiram o Vietnã em 1959 – e deram início a uma sangrenta guerra que durou quinze anos – usavam o que havia de mais moderno (e violento) com relação a armas, os vietcongues usavam táticas de guerrilha, que, invariavelmente funcionavam com a eficiência necessária. Só que, as armas americanas operavam à partir de veículos, que as lançavam contra alvos pré-determinados. Já as armas vietcongues estavam mais para armadilha, o que tornava até o ato de andar uma batalha psicológica violenta.

Para piorar, essas armadilhas geralmente não eram mortais, o que diminuía o moral da tropa americana, e aumentava o número de feridos, sobrecarregando os hospitais. De bônus, colocava a população contra a campanha, ao ver o número de homens mutilados de volta.

Mas, eles que tiveram o que procuravam, e, em sua maioria, lutavam contra camponeses, que tinham forte senso de patriotismo e queriam, a todo custo retirar os invasores de sua terra. Não é nem preciso dizer quem ganhou…

Abaixo, veja como era o esquema anti-americano dos vietnamitas. Deu medo de andar no mato!

Nenhum comentário: