sábado, 26 de setembro de 2009

Foro especial é uma desgraça

Frederico Vasconcelos, na Folha:


“O tempo conta duplamente a favor do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP): graças à idade avançada (recém completou 78 anos) e à tramitação prolongada de um inquérito criminal, ele poderá livrar-se, já neste ano, de eventualmente vir a ser punido por crimes de lavagem de dinheiro, delitos que lhe são atribuídos pelo Ministério Público Federal.

Maluf conta com o benefício da dúvida -a presunção de inocência- e com a certeza de que os processos costumam ser mais demorados no Supremo Tribunal Federal, em Brasília. O inquérito subiu para o STF quando Maluf foi eleito, em 2006, pois ganhou direito a foro especial.

A demora o favorece, pois aumenta a hipótese de prescrição. É quando se esgota o prazo previsto em lei para que o Estado possa exercer o direito de processar ou condenar alguém”.


Gancia:


Não faz mal, a gente já sabia que isso ia acontecer. Por que o doce internauta acha que ele passa a vida reafirmando que não tem conta no exterior? Por contar que chegaria a isso, não é mesmo?

Mas não faz mal. Mesmo. A vida do ex-prefeito hoje é um inferno. Ele não pode movimentar o seu dinheiro, virou um personagem de opereta, conta menos no cenário político do que o sujeito do aerotrem e passa seus dias jogando tranca e em reuniões com advogados.

Sua família está toda enrolada, o filho querido encrencadíssimo com a justiça e num divórcio que só deu trabalho, os outros todos envolvidos em processos judiciais, enfim, o preço a pagar pela aventura do político Maluf no poder foi alto.

Vida que segue.

Nenhum comentário: