sábado, 13 de março de 2010

Xili Bro: de vagabundo a ícone sexual

Xili Bro era um homem comum de 23 anos, com uma família e um trabalho estável. Uma manhã, como era seu costume, saiu para trabalhar e nunca mais souberam de seu paradeiro... até semana passada, que é onde começa esta história que tranqüilamente poderia fazer parte do roteiro de um filme.



Tudo acontece na China. Uma mocinha viciada em fotografia estava em uma loja testando uma câmera que pretendia comprar e entre as imagens que serviram de teste tinha a de um vagabundo que casualmente passava próximo a loja. Mais tarde ela enviou essas fotos a um site especializado, com a intenção de comentar sobre as características de sua nova câmera.

A partir dai o fenômeno explodiu. Pouco importava os detalhes técnicos da foto. Os internautas não viram nas imagens um simples vadio que caminhava pelas ruas de alguma cidade chinesa, senão um tipo com um atrativo particular e com um estilo do tipicamente "underground" que lhe dava verdadeiro ar de sofisticação e modernidade.

Os comentários multiplicavam-se por milhares e seus admiradores começaram a fazer montagens da foto original, convertendo em um modelo da Dior, um herói de videogames ou em um substituto de Leonardo Dei Caprio em Titanic.



Seu rosto espalhou-se por toda a China, suas fotos apareceram em milhares de meios jornalísticos e blogs chineses de forma viral. E como uma coisa leva à outra, Xili Bro foi reconhecido por alguém de sua família, depois de 10 anos sem saber nada dele.



O que aconteceu naquela manhã quando não mais regressou de seu trabalho por enquanto permanece um mistério, já que seu estado mental é deplorável; não parece estar nada consciente da realidade que o rodeia, tem problemas para se comunicar e não se lembra de nada, só conseguiu escrever o nome de seu pai.



O encontro com sua mãe aconteceu em um hotel ao qual foi levado pelas autoridades que interviram no caso. O encontro foi cheio de lágrimas, ainda que ela evitou falar do que aconteceu nos 10 anos de ausência, já que desafortunadamente sua esposa morreu em um acidente de trânsito deixando órfãos seus dois filhos.

O vagabundo, que graças a beleza pôde regressar a casa, descansa atualmente em um hospital psiquiátrico, com o desejo de algum dia poder retomar sua antiga vida.

Nenhum comentário: